quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Lembrando e relatando os últimos dias no GSA... =D

Estou viva, saudável e feliz!
Vivendo a 13 dias na Finlândia (mas isso é outra história!)

Não tive nenhum lapso de memória ou algo do tipo, só não escrevi antes por falta de tempo.

Assim que o Guerreiros acabou eu voltei pra Curitiba e fiz um Oásis junto com a Glenda (http://www.glendagsa2012.blogspot.com/), mas vou tentar contar os acontecimentos em ordem cronológica então vamos voltar ao dia 19 de julho! =D

19 de julho - Mão na Massa (Milagre)
Último dia do mão na massa na comunidade.
Finalizamos algumas pinturas, terminamos de fazer a horta vertical, organizamos os materiais e fizemos uma celebração para todos na Casa do Brincar (brinquedoteca que fica no piso superior da associação de moradores) com os moradores, voluntários, guerreiros...
Nesse dia o Dodô voltou depois de uma semana ausente (ele tinha ido dar aula na pós de Jogos Cooperativos) e como o Dodô é o Dodô (essa pessoa amada por todos e que ama todos também!) ele nos presenteou com um show exclusivo durante o jantar.
Curte ai uma palhinha do show: http://www.youtube.com/watch?v=6a5xYrI2jSo&playnext=1&list=PLBD242FF5CCDD4A13&feature=results_video

20 de julho - Celebração
Hoje foi o dia do Tour pelas comunidades!
Além do Tour fizemos um passeio de escuna por Santos. Foi super divertido!
Confere ai um vídeo do dia:
http://www.youtube.com/watch?v=OGCuwZZ6NXA&feature=player_embedded

21 de julho - Evento de Re-Evolução
Foi demais! Um evento no SESC que reuniu vários guerreiros de edições passadas do GSA para contarem suas experiências pós-GSA. Pessoas das comunidades onde o GSA já atuou contaram como continuam realizando os sonhos da comunidade (a Samara da comunidade Paquetá fez um discurso arrasador! pode conferir mais aqui: http://guerreirossemarmas.wordpress.com/2012/07/21/encontro-re-evolucoes-elos-nas-comunidades/), e o Instituto Elos apresentou projetos que eles realizam com o governo e com empresas.
À noite tivemos uma festa de celebração, foi super legal. Teve a participação da comunidade, dos voluntários, guerreiros...

22 de julho - Re-evolução na comunidade (e em mim mesma)
Acredito 100% que qualquer mudança começa de dentro pra fora.
Nesse dia fizemos o processo de feedback e foi bastante revelador para mim.


Para iniciar o feedback : relax!
Me caiu a ficha de como tenho dificuldade em ouvir elogios, em aceitar que sou boa, que tenho qualidades...   eu não conseguia aceitar que as pessoas não tivessem feedbacks negativos para me dar: "Como assim? Eu não fiz nada 'errado'?", ainda estou aprendendo a lidar com a admiração das pessoas. =)

Outro momento massa do dia foi quando um dos facilitadores me disse: «A única coisa constante na vida é a mudança.» Meu medo de não saber o que vai acontecer no futuro muita s vezes acaba me paralisando, ou me fa zendo frear a energia positiva e transformadora que carrego, então, minha tentativa daqui pra frente é não me focar no «não sei o que pode acontecer se eu fizer ou deixar de fazer tal coisa» e internalizar que «independente do que vier, vai ser espetacular e eu vou aprender e crescer com isso!».
No final do dia tivemos o evento de Re-Evolução na comunidade e foi lindo ver tantas pessoas da comunidade (especialmente jovens e adultos) participando e levantando a mão: "Eu fico responsável por esse sonho!".

23 de julho - Jogo do Nhaderekó - o 5º elemento
"Shanoon Oiá, Shanoon Oiá.
Hei Hei Ia Hei, Ia Ia Honei, Honei"
Tivemos uma etapa do jogo que "testava" nossa confiança no outro. Minha dupla foi a Nola (http://nolaballywww2012.wordpress.com/  ) 
Nhanderekó representa o «seu jeito de ser» e nos remete à compaixão, ao amor universal, ao sentimento de unidade que impulsiona a s relações (toda s a s relações que os seres vivos vivenciam) e guiam nossas ações. 
Foi um dia lindo, cheio de emoção!

24 de julho - Re-Evolução - Qual é o seu sonho?
Foi o dia que eu descobri o meu sonho!
No início do dia quando nos fizeram essa pergunta isso não estava muito claro para mim. Mas ao final do dia eu entendi que sim! Eu tenho mais do que muitas ideias desconectadas, eu tenho um sonho!
Meu sonho é realizar Oásis em famílias! Oportunizar as famílias desse Brasilsão (e por que não desse mundão!?) olharem apreciativamente para si mesmas, convidar pais a reconhecerem os talentos dos seus filhos, incentivar irmão a sonharem juntos e à toda família para realizar tudo que puderem e quiserem juntos!

25 de julho - Rito de passagem
"Vai sem direção
Vai ser livre
A tristeza não

Não resiste.

Solte os seus cabelos ao vento
Não olhe para trás
Ouça o barulhinho que o tempo 
No seu peito faz
Faça sua dor dançar.

Atenção para escutar
Esse movimento que traz paz
Cada folha que cair,
Cada nuvem que passar.

Ouve a terra respirar
Pelas portas e janelas das casas
Atenção para escutar
O que você quer saber de verdade."
Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes


Eu sou uma Guerreira sem Armas!
Esse foi o dia do nosso Rito de Passagem! Foi lindo, lindo, lindo demais! Cada guerreiro(a) que se sentia preparado (a) para colocar em prática e espalhar cada uma das 7 disciplinas ía formando um colar de sementes. Cada semente representa uma disciplina. O meu colar está sempre comigo! =)

26 de julho - Despedida
Um dos dias mais difíceis da minha vida.
Não sabia se ficava feliz por estar voltando à minha cidade, aos meus amigos, aos sonhos que quero tornar real ou se ficava triste por saber que muitas das pessoas que foram minha família por um mês estavam indo seguir o seu caminho, livres, guerreiros e guerreiras...
E, claro, Danças Circulares até na hora do "Até mais!" E a linda da Luíza estava no meu colo, dançando junto!
O que veio depois do Guerreiros?

Um Oásis em Curitiba! 

Foi demais! Contamos com a participação de alguns Guerreiros de São Paulo (Bruno, Fezão e Flávia Ramos), Minas Gerais (Jamerson), Índia (Areen e Mukund), Turquia (Merve), Rio Grande do Sul (Denz), Rio Grande do Norte (Luiza) além de vários amigos de Curitiba, Brasília, Santos... e da comunidade Jardim Paraná que nos recebeu de braços abertos, especialmente as crianças, nossas companheiras do início ao fim!
A dança circular preferida das crianças, Alma, para iniciar a diversão do 1º dia de Mão na Massa.
Esse menino do meu lado na foto (à direita) é o João. Ele foi protagonista do momento mais emocionante do Oásis para mim:
A pessoa responsável pelo espaço que estávamos usando na comunidade para as atividades (é esse lugar que aparece ai na foto, as grades da porta, os muros pichados...) - que não mora na comunidade e não participou da ação - perguntou ao João após o Milagre (o Mão na Massa - a realização do sonho): "Você viu João o que eles fizeram aqui na comunidade?" o João respondeu: "Não foram eles, fomos nós!" Eu fiquei muito, muito emocionada com a resposta do João, tive vontade de ir lá e abraçar, beijar ele. Mas me controlei porque não quis fazer isso na frente da pessoa que fez a pergunta a ele.
Mas sai de lá com a certeza de que o João é um ponto de luz do Jardim Paraná que ajudamos a tornar mais brilhante! 


O abraço cheio de carinho que eu e o João trocamos na despedida!
Aqui tu podes ver o relatório dessa ação: http://issuu.com/clarissabm/docs/relat_rio_oasis

E essa é a página do Facebook onde têm todas as fotos: http://www.facebook.com/OasisJardimParana

Outras reflexões sobre o Guerreiros foram postadas aqui: http://123efoi.wordpress.com/2012/09/12/232/

Em breve, mais novidades das Re-Evoluções pós GSA!

Beijos!

Seguimos juntos!


Cla-Rica (apelido dado pelo Jamerson - http://www.jamersongsa2012.blogspot.com - e adotado por mim)
 =)

Um comentário:

  1. Mto bacana passou um filme na minha cabeça!

    Gratidão pela companhia e aprendizados!
    Beijos enorme...

    ResponderExcluir