terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"O melhor do São Francisco"

Com certeza são as pessoas!

Nesses últimos 10 dias que estive entregue à 5ª tarefa, de promover uma transformação social no meu bairro, eu percebi que o São Francisco está lotado de pessoas legais e hospitaleiras e com sede de mudança! Aquele velho estereótipo de "curitibano fechado" não fez sentido nessa caminhada. Pessoas que me chamaram pra entrar, pessoas que estão dispostas a fazer a diferença no bairro... enfim: pessoas que são mais do que um número estatístico indicando a população do bairro ou a porcentagem nº de pessoas/Km².

No planejamento da ação decidi entrevistar 100 pessoas, era um número aleatório, mas que eu acreditava ser um número possível de executar e que eu poderia medir a "temperatura" das percepções sobre o bairro. Mas quando planejei não contemplei todas as possibilidades:
1ª) a entrevista durou bem mais tempo do que eu imaginava;
2ª) meu trabalho nessa semana exigiu bastante tempo;

Quanto à 1ª questão o que parecia ser um problema acabou sendo ótimo! Eu adoro pesquisas qualitativas, ir à fundo, conhecer as pessoas, a história de vida delas... e foi isso que esse tempo maior de aplicação do questionário me permitiu. Até convite para voltar eu ganhei e já tenho uma visita marcada pra sexta-feira, vou lá tomar um chimarrão com essa família querida ai da foto (está faltando a Fabíola que ainda não tinha voltado do trabalho):
Ruan, Lauriane e D. Marli com o jornal recém recebido
Quero agradecer muito à Karine, Maira, Marina, Glenda, Miúxa, Ana Bess, Camile, e todos meus amigos que curtiram, compartilharam e me deram força na execução dessa tarefa. Vocês arrasam!


Quero agradecer muito e principalmente a quem fez isso acontecer: meus pesquisados queridos! Bernadete, Fabíola, Nestor, Mauro, Edison (morador na R. Marcos Moro), Vera Regina, Marli, Siciliane, Andréa, Adriane, Júnior, Laelia, Oscar, Edimar, Débora, Fátima, Eliane, Isabela, Edison, Jucirene, Elisabete, Marisa e Tito.

Mas voltando ao processo...

Na semana dos dias 12 a 16 de dezembro andei pelo São Francisco aplicando os questionários, consegui aplicar 23.

Esse é o questionário:


E esse é o panfleto:

No sábado (17/12) pela manhã peguei as últimas pesquisas preenchidas que faltavam e no sábado à noite iniciei a montagem do jornal. Domingo (18/12) passei o dia todo em função disso, colando, escrevendo, montando... o texto da capa escrevi em uma conversa com a Marina pelo Facebook, fui contar pra ela o que eu queria dizer e saiu o texto! =)
Foi tão divertido! Comprei canetinhas coloridas e coloquei todas minhas habilidades dos tempos de escola em prática!

Aqui uma foto do processo de montagem:


Na segunda-feira de manhã (19/12) levei o meu original na copiadora e fiz 100 cópias (23 coloridas para os entrevistados e 77 preto e branco para distribuir pelo bairro).

Ontem a tardinha entreguei para 6 dos entrevistados e hoje pela manhã para 13. Ainda faltam 4 pessoas receberem, estou me comunicando por e-mail com eles para combinar uma data e horário.
Hoje pela manhã distribui em alguns comércios do bairro: Padaria Amércia, Brooklyn Coffee Shop, Lolitas Coiffure, Mein Shatz, Olivia Guloseimas, panificadora (na Praça do Skate), lan house (na praça do Skate). E em algumas casas que possuem caixa de correio que cabem o jornal (várias casas não tem caixa de correio ou a que tem é muito pequena).

Ainda restam 20 jornais para serem entregues. Estou me programando para fazer isso amanhã à tarde e à noite em dois locais: Casa Lilás e 92º.

O jornal não tem uma edição online porque foi feito à mão. Vou tentar digitalizar e colocar aqui uma cópia. Por enquanto as fotos da cópia colorida:


Frente

Parte interna

Trás

No jornal tem o endereço aqui do blog e o meu contato de e-mail, espero receber vários feedbacks! =)

Um trecho do texto inicial:
"Então o que você vai ler e ver nesse jornal são as respostas que essas pessoas colocaram no questionário, mas por trás de cada palavra tem um vizinho seu, alguém que mora no mesmo prédio, na mesma rua que você, e essa pessoa é cheia de histórias engraçadas, emocionantes, curiosas... para contar. Estou muito feliz de ter podido ouvir essas pessoas e, quem sabe, ter plantado uma semente de motivação e empatia para que esses novos amigos coloquem a mão na massa comigo e com você para tornar o São Francisco o melhor lugar para viver e conviver! Vamos fazer juntos?"

Hoje à noite vou fazer um Post especial com outras mensagens de Dia dos Vizinhos que não foram pro jornal.

Só quero compartilhar mais uma coisa antes de encerrar esse post que já tá gigante: Na quarta-feira passada eu voltava pra casa depois de aplicar alguns questionários e eu estava muito, muito feliz pelo rumo que a caminhada tinha tomado, as pessoas fantásticas que eu estava conhecendo, comecei a rir de alegria e o riso se transformou em choro e foi um choro de alegria que há muito tempo eu não chorava e foi muito bom!
Sou imensamente grata ao Instituto Elos e ao Guerreiros sem Armas por me proporcionarem isso, independente do que acontecer daqui pra frente no Caminho do Guerreiro eu sei que já não sou mais a mesma e que tenho e quero fazer muitas coisas por essas pessoas que estão a minha volta!

Tá, agora chega se não começo a chorar de novo! hehehe

Beijos e muito obrigada!

3 comentários:

  1. Linda, linda, linda!
    Tenho muito orgulho de vc! Do trabalho que você está fazendo, da pessoa que você é, e de todo esse caminho....

    ResponderExcluir
  2. Amiga!! parabéns! ficou muito show, estou muito orgulhosa de ti e sei que esse trabalho te desenvolveu e também tuas potencialidades!! grande beijo! saudades! Maira

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, Clarissa. Bem a tua cara esse jornal. Me deu saudade do tempo em que você fazia o Tampinha lá na empresa e o povo ia direto para as noticias que diziam coisas sobre suas vidas, seu trabalho, seus amores ... Agora este da Rua São Francisco "bombou", parabéns, Clarissa. Já estás famosa aí pela rua, mas não esquece do RS, viu !!!! Sucesso nas próximas etapas. Torcendo por você ! Beijo grande .

    ResponderExcluir