quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Os 3R's na minha vida

Nesse post vou falar um pouco sobre os 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar e como me relacionei com eles durante a semana dos dias 24 de novembro à 1º de dezembro.

Pra começar meu dever de casa. O cálculo da minha pegada de carbono que eu fiz aqui: http://www.epa.gov/climatechange/emissions/ind_calculator.html

Meu rastro de carbono é bem alto, para minha surpresa e decepção =(

99,37 Kg de Dióxido de carbono por ano, ou seja, 8,28Kg por mês! É muita coisa.

Acredito que as viagens semanais à trabalho para Mandirituba e Fazenda Rio Grande aumentaram um bom pouco esse número, mas isso aconteceu nos últimos dois meses, antes eu não viajava... Ando muito a pé para ir ao escritório, para fazer compras, passear... pois moro na região central.

Não tive nenhuma redução significativa durante essa semana. As viajens que faço não puderam ser diminuídas, não consegui medir a diminuição do consumo de gás no chuveiro, nem da energia elétrica. Fica registrado nesse post as ações que tive durante a semana, mas a medida em número da redução das minhas emissões não consigo dizer. =(

Meu Plano de Ação para essa semana se baseou muito nas experiências que eu já tinha e que por "relaxamento" fui deixando de fazer. Além disso, li, pesquisei, conversei com várias pessoas e finalizo essa tarefa com muito mais conhecimento sobre o assunto e cheia de ideias e planos para colocar em prática; várias técnicas fáceis de fazer e que reaproveitam diversos materiais!


No Reduzir eu levei muito a sério esse texto que li: http://www.seciesp.com.br/UserFiles/File/Materia_06_08.pdf sobre o alto consumo de energia dos elevadores antigos. Adotei a prática saudável de subir e descer os 7 andares que ligam meu apartamento à rua.
Nada de elevador!
 Além disso, deixei de acender a luz de manhã (acordo com dia claro e não faz sentido ficar com as cortinas fechadas e a luz acesa) e diminui o volume do gás e da água no chuveiro para o mínimo. Procurei mais informações sobre o SIRAG - Sistema de Redirecionamento de Água em Aquecedores de Gás de Passagem - http://www.premioodebrecht.com/brasil/internas.php?pg=edicoesdetalhes&id=8 - já tinha visto o texto sobre esse invento do Cleiton Spaniol em uma revista Galileu e fui em busca disso no mercado, mas pelo que entendi ainda não está à venda.

Ainda no reduzir me surpreendi comigo mesma quando propus, na sexta-feira, para minha companheira de viagem (a Ana, que eu nunca tinha visto na vida) que dividíssemos o táxi. Ela mora perto da rodoviária e acha ruim ter que pedir ao taxista que faça a volta na quadra para deixar ela. Assim, reduzimos pela metade o número de carros circulando e ainda tivemos uns minutinhos pra bater papo (na viagem as duas deram suas cochiladas! =P)

Ainda pensando em reduzir a algum tempo tenho evitado de comprar embalagens que venham com outra embalagem dentro e mais outra e mais outra até chegar no produto (parece uma caça ao tesouro!). Prefiro comprar pacotes grandes de bolacha, por exemplo, e levar pro trabalho e comer com a galera, ou colocar uma porção menor nos potes que tenho em casa. Nessa semana comprei dois pacotes grandes de bolacha. =)

Para Reutilizar separei alguns livros que não lia mais e os levei na Biblioteca Pública do Paraná, aqui perto de casa.

Fui em uma fruteira e pedi umas caixas de madeira que junto com umas flores de folha de coqueiro que uma amiga comprou e acabou não utilizando virou uma prateleira bem linda! Mas o produto final ainda não tá pronto, falta lixar a caixa, passar verniz e prender na parede... isso vou fazendo nos próximos dias.


Com a outra parte das flores comecei a fazer uma cortina, utilizando também um resto de novelo de lã que eu tinha parado em casa.


Reutilizei uma caixa pequena utilizando essa técnica: http://www.recicloteca.org.br/passo.asp?Ancora=7 Ficou bem simples, mas bem bonito!

Cortei uma garrafa de água de 500 ml e fiz esse "fecho" para saco plástico:

Copiei a ideia daqui: http://www.superziper.com/2010/11/reciclagem-fecho-para-saquinho-plastico.html

Um aviso importante: tentei usar essa técnica com o saco plástico mais grosso e não funcionou, o plástico tem que ser mais fino (fui olhar nas embalagens pra ver se tinha diferenças, mas os dois que tentei são do tipo PEBD - Polietileno de Baixa Densidade).

Peguei uma calça jeans rasgada no joelho (rasgou de velha a coitada!), cortei e fiz uma bermuda e com a outra parte estou costurando um saco para colocar roupa suja. Falta colar o "I love" e bordar em ponto cruz o "lavar roupa", em cima vou costurar o zíper e falta fechar em um dos lados.

Chega de usar sacola pra guardar a roupa suja das viagens!

Estou juntando caixas de leite para fazer uma bolsa.
Imagina!? Foi feita de caixa de leite! Nesse blog tem váaaaarios outros modelos e apostilas com passo-a-passo à venda: http://terezaecoarte.blogspot.com/
E com a tampinha da caixa de leite fazer esses apoios de panelas e pratos.

Esse modelo tá no site Super Ziper (que é fantástico!): http://www.superziper.com/2011/03/tampinhas-de-refrigerante-fuxico-combinacao-legal.html
Consumo, em média, duas caixas de leite em 10 dias. Em um mês já consigo fazer umas duas bolsas e um apoio de prato pequeno.


Ah! Vou pedir pra família e amigos juntarem rolhas de vinho pra fazer esse daqui: olha que lindo! As instruções de como fazer estão (em inglês) nesse site: http://www.designsponge.com/2008/04/diy-project-abigails-cork-trivet-and-coaster-set.html
Eles juntam, eu faço a "obra-prima" e dou de presente pra eles de volta! =)


Falando em Reciclar a coisa já ficou mais difícil. Conversei com a síndica do prédio e a senhora responsável pela limpeza e elas comentaram que o caminhão do SE-PA-RE recolhe os resíduos do prédio. Elas comentaram ainda que alguns carrinheiros pegam alguns materiais principalmente papelão e plástico.

Fiquei super me questionando o que eu posso reciclar, como fazer isso. E comecei a pesquisar mais sobre o assunto.


Na Aliança Empreendedora temos um projeto em parceria com a Prefeitura de Curitiba que apóia associações de catadores de materiais recicláveis. Já fui em alguns parques e o ambiente de trabalho embora não seja o ideal é bastante organizado. Tem as mesas de separação do material, a parte da prensa para juntar o material em fardos para a venda. A maioria das pessoas que trabalham nos barracões moram pela região, são amigas, tem muitos familiares trabalhando juntos também.
E uma coisa que percebemos como importante para incentivar as pessoas a separarem o lixo é o envolvimento com os catadores: se as pessoas conhecem quem vive disso, de perto, acabam se dando conta de que fazer a sua parte realmente é importante e melhora a vida de outras pessoas.

Uma das grandes formas de ajudar na reciclagem acredito que seja comprando produtos que sejam recicláveis. Surpreendentemente ainda existem muitas embalagens por ai que não podem ser recicladas e precisamos estar atentos na hora de comprar para evitar esses produtos. Durante essa semana fui numa loja de produtos naturais que se posiciona como preocupada com o meio ambiente e saúde das pessoas e encontrei uma linha de produtos em que todas as embalagens não eram recicláveis. O discurso é lindo, mas e a prática?
Pra não se perder aqui tem os símbolos da reciclagem com explicações: http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/popup.shtml?file=/download/stand3-painel9-simbolos-reciclagem.pdf&img_src=/imagem/infograficos-reciclagem-simbolos.jpg

Outra coisa que aprendi com a minha mãe é sempre passar uma água nas embalagens de leite, requeijão, iourgurte... se a embalagem fica com o resíduo orgânico ela se contamina, causando risco de doenças nos catadores quando chega ao barracão e impossibilitando a reciclagem. Durante essa semana continuei fazendo isso, cuidando para que o material que descarto realmente possa ser reciclado.

Li sobre compostagem, lixeira viva, como fazer papel reciclado em casa... Moro em apartamento, mas com tantas opções simples que se tem isso não é mais desculpa.

Tenho uma amiga, a Mari, que trabalhou com técnicas de agricultura urbana e plantação em sacos. Ela me mandou um tutorial sobre como fazer um composto orgânico em casa e como fazer essa plantação em sacos. Vou conseguir com outra amiga uma panela velha para usar como "recipiente" para fazer o composto.

Durante intercâmbio no Quênia a Mari trabalhou ensinando a técnica de plantação em sacos.
A Mari é uma mobilizadora engajada em várias causas! Ela fez um trabalho para a faculdade que é um documentário sobre lixo. Olha só: http://www.youtube.com/watch?v=DzzgPWIZ99M

Produzi em torno de 2 sacolas plásticas de rejeitos essa semana. Em uma delas coloquei materiais plásticos e na outra papéis. O material orgânico guardei em um pote (vou cavar um buraco e colocar no pátio da ONG - para adubar os milhares de pés de hortelã que tem lá!), ficou meio vazio porque comi poucas frutas essa semana (a correria tá braba!)...

Acho que aprendi muita coisa nessa semana cumprindo a tarefa. Aprendi que reduzir, reutilizar e reciclar demanda um esforço, demanda tempo, mas acima de tudo VALE A PENA! A correria atrás de materiais tornou tudo mais interessante e eu valorizei muito esse processo. Foi muito bacana compartilhar com as pessoas essa tarefa, pedir e conseguir ajuda.

E no fim é isso ai.  99 não é 100. Uma pequena atitude pode e faz toda a diferença: http://www.youtube.com/watch?v=9Djfaquqqms

Um dos "quadros/realidades" retratados em "Lixo Extraordinário" - documentário gravado com os catadores de material reciclável do Aterro Sanitário do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. parabéns, além do parabéns pelo teu esforço na tarefa, o texto também merece! ficou maravilhoso de ler! beijo, Maira

    ResponderExcluir